Da Vinci lidera lista de ‘ícones que deveriam ressuscitar’

O pintor renascentista italiano Leonardo da Vinci ocupou o topo de uma lista de figuras históricas que deveriam ressuscitar, formulada com base em uma pesquisa junto ao público britânico.

O levantamento, da organização Campaign for Museums, também concluiu que a modelo Kate Moss e o tocador de arquivos musicais iPod deveriam, no futuro, ser colocados em um museu para representar os tempos atuais.

A pesquisa, que ouviu 1,4 mil pessoas, foi feita para marcar o Mês dos Museus na Grã-Bretanha.

Em segundo lugar na lista dos ícones que deveriam ser ‘ressuscitados’ ficou a rainha Elizabeth 1ª, que comandou o poderoso Império Britânico no século 16, seguida por um dos principais artistas do seu tempo – o dramaturgo de Stratford-upon-Avon William Shakespeare.

O levantamento mostrou que os britânicos gostariam de tirar do passado objetos como os ônibus Routemaster – ao estilo antigo, vermelhos e com entrada por trás –, os trens a vapor e a caneta-tinteiro.

Kate Moss e iPod

A pesquisa também quis saber que pessoas e objetos de 2007 os britânicos colocariam em um museu como ícones deste tempo.

Para os britânicos, o iPod é o objeto que mais simboliza o espírito de 2007, em uma lista que inclui os blogs, o vídeo-game Nintendo Wii, os carros flexi, o botox e o leitor portátil de emails Blackberry.

Já a modelo Kate Moss liderou a lista das personalidades que deveriam ser lembradas no futuro como o retrato de nossa época. Depois dela veio o ex-presidente sul-africano e líder da era pós-Apartheid, Nelson Mandela.

A cantora australiana Kylie Minogue e o ex-presidente Al Gore, autor de um documentário sobre os riscos do aquecimento global, ficaram na 6ª e na 9ª posição do mesmo levantamento.

O presidente da Campaign for Museums, que apóia e promove museus e galerias britânicos, disse: “Os resultados da pesquisa mostram como nos percebemos e como gostaríamos de ser lembrados no futuro”.

“Agora, se Kate Moss poderá ser comparada a Leonardo da Vinci, temos de esperar para ver!”

0 Responses to “Da Vinci lidera lista de ‘ícones que deveriam ressuscitar’”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: