Lista de santos brasileiros deve aumentar ainda em 2007

Depois da canonização do Frei Galvão, o primeiro santo nascido no Brasil, a lista de santos brasileiros deverá aumentar.
Os casos mais adiantados são de três brasileiros, que deverão ser beatificados até o final de 2007.

Segundo o cardeal português José Saraiva Martins, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, departamento do Vaticano que decide quem será beatificado ou canonizado, 33 brasileiros estão na lista dos próximos candidatos aos altares.

Todos deverão ter um milagre comprovado para se tornarem beatos e um segundo para serem considerados santos. No caso dos mártires, não é exigida a comprovação de tais milagres.

SC, RS e BA

A primeira da fila é Albertina Berkenbrock, de Santa Catarina. Sua missa de beatificação está marcada para 20 de outubro.

Ela foi assassinada dia 15 de junho de 1931, aos 12 anos, depois de uma tentativa de estupro. Inúmeras pessoas dizem ter obtidos milagres após rezar em seu túmulo, na cidade de Tubarão, o que motiva peregrinações no local.

Um dia depois da beatificação de Albertina, o cardeal Saraiva Martins vai beatificar o coroinha Adílio Daronch, juntamente com o padre espanhol Emanuele Gómez González, em Frederico Westphalen, no Rio Grande do Sul. Os dois foram assassinados em uma emboscada, em 1924, por causa de suas crenças religiosas.

Devido à repercussão das mortes, o local da emboscada se tornou ponto de romaria, onde os fiéis fazem seus pedidos.

A terceira beatificação brasileira em 2007 será a da irmã Lindalva Justo de Oliveira, em Salvador, no dia 25 de novembro.

Nascida no Rio Grande do Norte, em 1953, Lindalva foi assassinada na Sexta-Feira Santa de 1993 com 44 facadas.

A religiosa coordenava um abrigo de idosos na capital da Bahia. Foi morta por um dos internos, depois de ter recusado manter relações sexuais com ele.

“O Brasil é um país de santos”, disse o cardeal português à BBC Brasil. “É um país muito católico. Por isso, é normal que a santidade floresça.”

A primeira santificação do Brasil foi a da madre Paulina, em 2002. Apesar de ter morado grande parte de sua vida no país, a religiosa, beatificada em 1991, nasceu na Itália, em Vigolo

0 Responses to “Lista de santos brasileiros deve aumentar ainda em 2007”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: